domingo, 12 de setembro de 2010

Temporada no Brasil começa

De bem com a vida: Alejo Muniz lidera ranking sul-americano da temporada. Foto: Marcelo Bolão / Hbpix.com.


Por Redação Waves.com.br

Cinco semanas seguidas de competições fecham a temporada 2010 de eventos do Circuito Mundial de Surf Profissional pela América do Sul.

A série decisiva da ASP South America começa com a definição dos títulos sul-americanos Pro Junior a partir desta terça-feira (14/9) na Bahia, onde também será realizada a primeira das duas provas seguidas do WQS Feminino.

A outra é na semana seguinte em Florianópolis (SC), que também recebe a primeira das três provas Masculinas do ASP World Star. De Santa Catarina para o Rio de Janeiro, que sediará os dois últimos WQS 6 estrelas do ano na América do Sul.

O Billabong apresenta Surf Eco Festival promove três eventos em um só na próxima semana. O início é com o Pro Junior Masculino nesta terça e quarta-feira. O restante da semana foi reservado para as meninas disputarem o Pro Junior Feminino e a etapa nível 4 estrelas do ASP Women´s Star, com ambas sendo encerradas no sábado, dia 18, na praia do Aeroclube, Salvador (BA).

Depois de uma semana na capital da Bahia, duas na de Santa Catarina. Em Florianópolis será realizada mais uma etapa inédita do ASP Women´s Star, o Maresia Girls International com nível 6 estrelas entre os dias 20 a 23 na praia Mole.

A penúltima etapa da divisão de acesso do Circuito Mundial Feminino rola durante a semana mesmo, de segunda a quinta-feira. Depois, emenda na “perna brasileira de final de ano da ASP South America. O SuperSurf Internacional começa no dia 28 e vai até 3 de outubro na praia do Costão do Santinho, extremo Norte da Ilha de Santa Catarina.

Este será o primeiro dos três eventos seguidos com nível máximo do ASP World Star. Os outros dois 6 estrelas serão disputados na capital carioca.

O Rio Surf Pro International nos dias 5 a 10 de outubro na praia do Arpoador e o SuperSurf Internacional nos dias 12 a 17, definindo o último campeão sul-americano profissional do ano na Barra da Tijuca.

Além disso, nesta etapa será conhecido o vencedor do Peugeot zerinho, prêmio especial oferecido pela Editora Abril, organizadora do SuperSurf, para o melhor surfista no ranking das suas quatro etapas deste ano.

Títulos sul-americanos No momento, o único campeão sul-americano da ASP South America já conhecido é o paulista Jefson Silva no Longboard.

Na corrida pelo principal título, a disputa está acirrada entre os quatro primeiros colocados. O líder é Alejo Muniz (SC), com pouca vantagem sobre o vice Raoni Monteiro (RJ), o terceiro colocado Willian Cardoso (SC) e o quarto Hizunomê Bettero (SP).

O Feminino só teve uma etapa no Peru e a peruana Valéria Solé largou na frente, mas são as duas etapas do Brasil que irão apontar a campeã sul-americana profissional de 2010.

No Pro Junior, Miguel Pupo praticamente já confirmou o título com três vitórias nas quatro provas disputadas, enquanto no feminino a paraibana Diana Cristina é grande favorita para o tetracampeonato.

O Billabong apresenta Surf Eco Festival também define na Bahia os classificados para o Mundial Pro Junior da ASP. O ranking final garante quatro das seis vagas para o time masculino da América do Sul e as duas melhores da categoria Feminina.

Calendário das últimas etapas da ASP South America 2010

14 a 18 de setembro Billabong apresenta Surf Eco Festival, praia do Aeroclube, Salvador (BA).
20 a 23 de setembro Maresia Girls International WQS 2010, praia Mole, Florianópolis (SC).
28 de setembro a 3 de outubro SuperSurf Internacional, Costão do Santinho, Florianópolis (SC).
5 a 10 de outubro Rio Surf Pro International, praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).
12 a 17 de outubro SuperSurf Internacional, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

Ranking Masculino da ASP South America 2010 depois de nove etapas

1 Alejo Muniz (Bra) – 7.255 pontos
2 Raoni Monteiro (Bra) – 7.114
3 Willian Cardoso (Bra) – 7.059
4 Hizunomê Bettero (Bra) – 6.976
5 Heitor Alves (Bra) – 6.083

Ranking Feminino da ASP South America 2010 depois de uma etapa

1 Valeria Solé (Per) – 250 pontos
2 Ornella Pellizzari (Arg) – 215
3 Anali Gomez (Per – 188

3 Karen Mendiguetti (Per) – 188

Ranking sul-americano sub-20 depois de quatro etapas

Masculino

1 Miguel Pupo (Bra) – 4.610 pontos
2 Jessé Mendes (Bra) – 3.190
3 Krystian Kymmerson (Bra) – 3.130
4 Caio Ibelli (Bra) – 2.780
5 Peterson Crisanto (Bra) – 2.720

Feminino

1 Diana Cristina (Bra) – 3.960 pontos
2 Camila Cássia (Bra) – 3.565
3 Gabriela Leite (Bra) – 3.140
4 Bárbara Segatto (Bra) – 2.990
5 Valéria Sole (Per) – 2.17


Nenhum comentário:

Postar um comentário