sábado, 18 de setembro de 2010

Owen Wright pedra do sapato de Kelly

Owen Wright não dá chances aos veteranos. Foto: © ASP / Kirstin.


Por Redação Waves.com.br

Todas as baterias da quarta fase do Hurley Pro foram realizadas nesta sexta-feira (17/9) em ondas de até 2 metros e ótima formação em Lower Trestles, Califórnia (EUA). A prova é válida como sexta etapa do ASP World Tour.

O grande destaque do dia foi o novato australiano Owen Wright, 20 anos, que tem sua primeira temporada no circuito e com uma performance brilhante foi mais uma vez o carrasco do eneacampeão mundial Kelly Slater.

Com uma bela performance de backside e batidas pra lá de radicais, o garoto australiano conseguiu a maior nota do evento (9.63) e uma virada espetacular nos últimos minutos da bateria, para mandar os floridianos CJ Hobgood e Kelly Slater para o quinto round, enquanto

garantiu-se direto para as quartas-de-final.

"O começo da bateria foi muito difícil para mim. Eu estava fora de ritmo e os outros caras estavam pegando todas as ondas. Quando a série veio, CJ pegou a que eu queria, mas na sequência a bomba veio para mim. Foi a melhor onda que já peguei aqui. Perfeita. Me senti como se estivesse surfando em Bells", diz Owen Wright em entrevista à assessoria de imprensa da ASP.

Pela primeira vez na história do Tour a prova acontece no formato para 36 competidores, fato que gerou um novo ambiente competitivo com o quarto round, no qual três atletas entram na água simultaneamente, sendo que apenas o vencedor avança direto às quartas-de-final, enquanto os outros são obrigados a disputar o quinto round.

"Estou muito feliz em avançar direto às quartas e ter garantido no mínimo um quinto lugar, mas quero ir um pouco mais longe. Sinto que esta onda se encaixa bem com o meu surf, mas também encaixa bem com o surf de todos, então eu só tenho que continuar fazendo minha parte e espero que ondas perfeitas venham para mim amanhã novamente", deseja Owen Wright.

O atual campeão Mick Fanning, 29 anos, também apresentou-se em excelente forma e moeu as ondas no quarto round, para despachar seus compatriotas Kieren Perrow e Chris Davidson para o quinto round.

"As coisas ficam mais complicadas com três homens na água. Tentei manter minha estratégia o tempo todo, mas tudo aconteceu muito rápido, já que tivemos séries constantes o tempo todo. Eu sabia que qualquer um poderia ganhar e foi muito bom, porque em baterias assim vence quem surfa melhor. Foi divertido, mas fiquei realmente nervoso", confessa Mick Fanning.

Líder do ranking, o sul-africano Jordy Smith também não decepcionou e abusou das manobras progressivas e completou aéreos com alto grau de dificuldade, para vencer o norte-americano Damien Hobgood e o australiano Bede Durbidge.

"Estou apenas relaxando e me divertindo com tudo. As ondas estão bombando e não é sempre que eu surfo Trestles assim. Só de estar no outside surfando com amigo já é uma realização suficiente para mim", relata Jordy Smith.

Jadson barrado O potiguar Jadson André foi eliminado do Hurley Pro pelo norte-americano Damien Hobgood. Apesar de surfar com radicalidade, a escolha de ondas pesou no resultado final, 13.57 a 12.83 pontos para seu adversário que compete em casa.

O brasileiro buscou as esquerdas do pico e apresentou melhor performance de frontside, ao arriscar tudo em aéreos completados com sucesso, porém foi nas direitas que Damien Hobgood apresentou bom aproveitamento de todas as seções da onda. Com manobras tradicionais bem aplicadas conseguiu a vitória.

Mineirinho cai em Trestles O paulista Adriano de Souza também foi eliminado, pelo australiano Kieren Perrow. Com uma boa escolha de ondas, o aussie dominou a maior parte do confronto. Adriano ainda encontrou uma boa direita a cerca de cinco minutos para o término e investiu forte no repertório de manobras, para arrancar 6.77 dos juízes.

Mas a resposta do adversário não demorou. Em outra direita da série, Kieren Perrow forçou os limites na parte crítica da onda e conseguiu um 7.13, para deixar Mineirinho precisando de 6.37.

No último minuto, Adriano tentou a virada em outra direita, mas conseguiu apenas 5.77 e foi derrotado pelo placar de 13.13 a 12.54.

"Eu estava indo bem e quase consegui no finalzinho, mas infelizmente não saiu a nota que eu precisava. Agradeço pelo suporte do pessoal de casa que está na torcida. Tem altas ondas aqui e o campeonato está alucinante", diz Adriano de Souza ao sair da água.

Uma nova chamada acontece ao meio-dia deste sábado (horário de Brasília) para avaliação das condições do mar em Trestles.

Quartas-de-final do Hurley Pro Trestles 2010 (aguardando adversários)

1 Mick Fanning (Aus)
2 Owen Wright (Aus)

3 Jordy Smith (Afr)
4 Taj Burrow (Aus)

Quinta fase

1 Kieren Perrow (Aus) x C.J. Hobgood (EUA)
2 Kelly Slater (EUA) x Chris Davidson (Aus)
3 Bede Durbidge (Aus) x Adrian Buchan (Aus)
4 Dane Reynolds (EUA) x Damien Hobgood (EUA)

Quarta fase

1 Mick Fanning (Aus) 16.30, Kieren Perrow (Aus) 14.00 e Chris Davidson (Aus) 12.33
2 Owen Wright (Aus), 17.20, Kelly Slater (EUA) 15.37 e C.J. Hobgood (EUA) 12.27
3 Jordy Smith (Afr) 15.60, Bede Durbidge (Aus) 14.16 e Damien Hobgood (EUA) 13.26
4 Taj Burrow (Aus) 16.60, Dane Reynolds (EUA) 16.40 e Adrian Buchan (Aus) 7.97

Terceira fase


3 Kieren Perrow (Aus) 13.13 x Adriano de Souza (Bra) 12.54

8 Damien Hobgood (EUA) 13.57 x Jadson André (Bra) 12.83

Nenhum comentário:

Postar um comentário