sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Alan Jhones embalado

Atual número 1 do Brasil Surf Pro, Alan Jhones começa bem a Seletiva Petrobras. Foto: Pedro Monteiro.


Por Redação Waves.com.br

Clique aqui para ver as fotos...

Atual número 1 no ranking do Brasil Surf Pro 2010, o potiguar Alan Jhones estreou com vitória na terceira etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, que acontece até este domingo (19/8) em Saquarema (RJ).

Ao lado do cabofriense Victor Ribas, que obteve a maior pontuação da primeira fase, o surfista foi um dos destaques do primeiro dia da competição, realizada em boas ondas na praia de Itaúna.

Alan entrou na água brigando por uma vaga no round de 48 contra o niteroiense Guilherme Herdy e o baiano Aurélio Santana.

Vencedor da primeira etapa da Seletiva Petrobras na praia do Rosa (SC) e terceiro colocado na segunda, na praia do Cupe (PE), o potiguar conseguiu duas boas esquerdas e passou em primeiro lugar na bateria com 11.33 pontos, ao lado de Herdy, que somou 10.66.

“O mar está muito bom, encontrei duas boas ondas na bateria e consegui passar. Mas ainda dá para melhorar, estou vindo do Nordeste e o mar lá está muito diferente, estou me adaptando e acredito que ainda vou subir de produção”, diz o surfista.

O mar de Itaúna contrariou as previsões de ondas pequenas para esta quinta-feira e surpreendeu até os surfistas locais.

As 24 baterias do round de 96 surfistas foram realizadas em ondas 1 metro com séries maiores e boa formação. Quem apostou em pranchas menores teve que exibir jogo de cintura.

Foi o caso do cabofriense Victor Ribas, que entrou na água com uma de suas menores pranchas, mas ainda assim encontrou uma boa onda de cara e tirou nota 8.17, uma das mais altas da primeira fase.

“Vim de Cabo Frio para Saquarema achando que iria encontrar um mar de 1 metrinho, mas vi que estava bem maior do que isso quando cheguei", conta Vitinho.

"Testei minha prancha e percebi que só conseguiria alguma coisa apostando nas esquerdas, e deu certo”, diz o surfista, que somou 14.17 pontos, a melhor pontuação do dia, e avançou ao round de 48 ao lado do cearense Thiago de Sousa, com 9.83 pontos.

Outro favorito que estreou bem em Saquarema foi o carioca Pedro Henrique, que avançou em primeiro lugar em sua bateria com 8.67, ao lado do pernambucano Luel Felipe, que fez 7.36 pontos.

O paulista Odirlei Coutinho venceu sua bateria ao somar 10.80, passando ao round de 48 ao lado do cearense Gutemberg Silva, com 7.10 pontos.

A previsão para esta sexta-feira é de ondas de 1 metro e formação ainda mais perfeita do que no primeiro dia de competição. No sábado, está prevista a entrada de um vento Sudoeste que deve piorar as condições do mar, mas no domingo as ondas devem voltar a melhorar para a disputa das finais.

A Seletiva Petrobras é a competição que distribui mais pontos no ranking do Brasil Tour e tem premiação total de R$ 40 mil. Ela pode ser considerado o caminho mais curto para a ascensão no cenário nacional.

Os dez surfistas mais bem colocados no raking conseguem vagas em uma próxima etapa do Brasil Surf Pro (a primeira divisão do Circuito Brasileiro) ainda em 2010, e os 13 melhores ao final da temporada garantem vaga na divisão de elite em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário