domingo, 16 de maio de 2010

Willian Cardoso estraçalha as ondas de Saquarema

sWillian Cardoso estabelece novo recorde. Foto: Aleko Stergiou.

Por Redação Waves.com.br


Mais um dia de altas ondas marcou o Coca-Cola Pro 2010 neste sábado (15/5) e agora o título está entre oito homens que disputarão as quartas-de-final em Itaúna, Saquarema (RJ). As séries bombaram sem parar com cerca de 1,5 metros.

O destaque fica para o catarinense Willian Cardoso, que elevou o nível do evento e estabeleceu um novo recorde, com 17.33 pontos somados depois de muitos ataques precisos e violentos de backside ao lip. Nas oitavas-de-final ele eliminou o defensor do título, seu conterrâneo Neco Padaratz, que também surfou com muita intensidade, mas fechou o placar com 13.70.

"O começo foi um pouco tenso. O Neco é um animal como competidor, um monstro. Sabia que não seria diferente, pois dentro de uma bateria ele sempre dá o máximo e demonstra isto em vários sentidos. Então tive que fazer o meu melhor e esperei minhas ondas pacientemente", conta Willian Cardoso.

"A primeira manobra é sempre um ponto de referência para os juízes na tua onda. Procuro agredir com muita força e radicalidade no topo da onda, buscando também sempre uma boa finalização. Acho que isto é o principal para que os juízes gostem e valorizem com uma nota que faça jus ao teu trabalho", finaliza o catarinense, que agora enfrenta o cearense Heitor Alves no próximo confronto.


Quem também moeu as ondas de Saquarema foi o paulista Wiggolly Dantas. Local da praia de Itamambuca, em Ubatuba, Guigui apresentou manobras muito bem encaixadas de frontside e trabalhou bonito para eliminar o havaiano John John Florence, que vinha de excelentes apresentações, por 16.57 a 9.44.

Além disso, ele também pegou a melhor onda do dia, avaliada em 9.40 pontos. “Estou muito feliz por conseguir uma onda boa e esse campeonato aqui tem de ser Prime. É um lugar que dá altas ondas, todo ano é assim, então espero que a ASP também dê o status Prime para o evento”, pede Wiggolly Dantas, refererindo-se à indicação da ASP para as melhores ondas do circuito, que oferecem 6.500 pontos para o campeão.


Outro destaque foi o jovem catarinense Ricardo dos Santos. Na primeira bateria do dia ele barrou o cabeça-de-chave número 1 do Coca-Cola Saquarema Pro, o potiguar Jadson André. Depois, na abertura dos duelos homem-a-homem, ele derrotou o cearense Pablo Paulino, bicampeão mundial Pro Junior, que já foi seu companheiro de equipe e viagens, por 14.60 a 12.33.


“O Pablo sempre foi a grande inspiração pra mim. Poder competir com ele e ganhar foi incrível. Ele que me ensinou grande parte das coisas que fiz na bateria e viajei com ele muito tempo da minha vida já. A bateria foi um vira, desvira, vira, desvira no final, que só estando com um bom preparo para suportar a pressão. Não se consegue isso da noite para o dia e foi muito treinamento para chegar aqui, então tenho que agradecer a todos que me ajudaram para isso”, diz Ricardo dos Santos.


"Só tenho que agradecer à minha família e ao meu técnico, que têm me ajudado bastante em minha preparação. Eu venho de um lugar que Deus abençoou de ser muito bonito e com ondas boas para a esquerda. Não tenho tido muito tempo de pensar e estou curtindo o momento. Venho procurando aplicar tudo que adquiri ao longo do tempo. Fico contente de poder passar esta bateria e mostrar pra todo mundo meu potencial", comenta Ricardinho, atleta da Guarda do Embaú (SC).


Ex-top da elite mundial do surf, o cearense Heitor Alves também se deu bem e despachou sue conterrâneo André Silva. Em bateria muito disputada ele venceu por 16.00 a 14.70, porém quebrou prancha em uma onda que pegou para sair da água depois da bateria.


"A prancha estava andando animal, mas infelizmente na última onda consegui quebrar minha prancha mágica. Tudo bem, agora de tarde vou colocar minha out ra prancha no pé para fazer bonito amanhã, se Deus quiser", relata Heitor Alves.


"A bateria foi entre amigos. O André é meu conterrâneo, moramos na mesma área lá em Fortaleza. Está um pouco difícil para saber qual onda vai abrir, mas consegui achar duas boas que os juízes gostaram. A galera está quebrando, fazendo tudo quanto é tipo de manobra e aqueles que estão fazendo um surf de linha com variação de manobras, estão saindo vencedores", conclui o cearense.


Dentre os tops brasileiros do ASP World Tour, o único que permanece na prova é o catarinense Marco Polo, que eliminou o experiente cabofriense Victor Ribas. Polo encontrou um bom tubo na bateria e depois investiu forte nas manobras, para somar 13.06 contra 9.57 de Vitinho.


"Consegui já no começo pegar uma onda, mas ela não rendeu muito bem. Depois peguei um tubo que foi muito legal e isto que me deu motivação para continuar a bateria e arrumar uma segunda nota. Tenho buscado agredir o lip na primeira manobra, para depois tentar uma sequência, já que a onda aqui é volumosa e muito forte. É importante buscar o buraco da onda para conseguir as notas", explica Marco Polo.


O catarinense pretende investir forte nas etapas do WQS para tentar se manter dentro da elite. "Não tive um bom começo de temporada no ASP World Tour, então agora estou buscando pontos nos WQS seis estrelas e nos primes, mas ainda tenho grande confiança e esperança em conseguir bons resultados nas duas próximas etapas em Jeffreys e no Tahiti", diz Marco Polo.


O sul-africano Travis Logie e o norte-americano Nathaniel Curran também se deram bem e garantiram suas vagas para o dia final. Eles agora são os únicos estrangeiros na prova e não pouparam elogios às ondas do pico.


“Acredito que não surfei tão bem agora como na bateria que disputei de manhã, mas consegui me classificar e isso era o mais importante. Sei que posso surfar melhor e vamos ver amanhã. Esta praia é um ótimo lugar para um campeonato, tem grandes esquerdas e deu onda a semana inteira. Tomara que continue assim amanhã”, fala Travis Logie, depois de vencer o peruano Gabriel Villaran.


O norte-americano Nathaniel Curran também mostrou-se satisfeito com o cardápio do pico. “Essa praia é muito boa para surfar. Pegamos grandes ondas a semana inteira e hoje também. Isto faz com que a gente entre mais feliz para competir. Peguei três ondas boas na bateria e dessa vez levei a melhor”, diz ele aoe passar pelo aussie Nathan Hedge.


Clique aqui para ver as fotos...



Quartas-de-final do Coca-Cola Saquarema Pro 2010


1 Ricardo dos Santos (Bra) x Nathaniel Curran (EUA)

2 Willian Cardoso (Bra) x Heitor Alves (Bra)

3 Marco Polo (Bra) x Jerônimo Vargas (Bra)

4 Travis Logie (Afr) x Wiggolly Dantas (Bra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário