quarta-feira, 12 de maio de 2010

Show de surf em Saquarema

Jadson André passa por dentro. Foto: Aleko Stergiou.


Por Redação waves.com.br


Mais um dia de altas ondas marcou o Coca-Cola Pro 2010 em Itaúna, Saquarema (RJ), nesta quarta-feira (12/5). As séries quebraram com cerca de 2 metros nos melhores momentos e as 16 primeiras baterias do segundo round foram realizadas.

O grande destaque do dia foi o carioca Eric de Souza, que com muita confiança e atitude quebrou duas boas esquerdas da série, para arrancar a melhor nota (9.50) e a melhor somatória (17.17) do evento até o momento.

Com bom posicionamento e escolha perfeita de ondas, ele foi um dos poucos atletas do dia que conseguiu pontuar alto em duas ondas, com ataques verticais de backside, cavadas no limite e fortes rasgadas, para avançar junto com o australiano Nathan Hedge. Ambos elminaram o sul-africano Brandon Jackson e o cearense Michel Roque.

"Conheço bastante este lugar desde criança e conheço também a galera aqui. Estou amarradão de estar competindo em boas ondas. Acho que os campeonatos de suf têm que rolar mais assim em ondas de verdade como esta, porque assim você pode mostrar o teu surf", diz Eric de souza.

"Aqui é um dos meus lugares favoritos no mundo, eu gosto muito. Além de altas ondas, tem sempre peixe fresco também (risos) e muita diversão", complementa o carioca.

Quem também soube se posicionar e escolher bem as da série para destruir nas batidas e rasgadas foi o carioca Pedro Henrique, morador de Saquarema e ex-top da elite mundial do surf. Com manobras fortes e bem definidas ele somou 15.00 pontos e garantiu sua passagem ao terceiro round com o cearense Heitor Alves em segundo lugar. O australiano Blake Wilson e o paulista Ricardo Ferreira estão fora.

"Que bom que o mar está melhor ainda do que ontem. Está um ventinho, mas as ondas estão abrindo bem. Campeonato com onda boa é muito bom. Saquarema é um lugar difícil de competir. A onda é bonita, você muita onda legal de fora, mas dentro da água tem muito espaço, então acho que ser local e surfar mais vezes aqui traz uma certa vantagem no posicionamento, além de não ser uma onda fácil de surfar", explica Pedro Henrique.

Heitor Alves luta para reconquistar sua vaga no ASP World Tour e busca um bom resultado neste evento. "Comecei o ano bem em Fortaleza e depois fui para Noronha, mas não tive um bom resultado. Depois fui para trestles com tudo e consegui arrancar um quinto lugar, que é muito importante em um campeonato prime. Agora vamos ver qual vai ser aqui em Saquarema. Altas ondas por aqui e agora espero que o mar de aquela alinhada para vermos mais show de surf", fala Heitor Alves.

O potiguar Jadson André protagonizou uma virada emocionante no confronto inicial da rodada. Cabeça-de-chave número um do campeonato, ele vem de uma vitória histórica na etapa brasileira do ASP World Tour em Imbituba (SC) e de um nono lugar na etapa prime do WQS encerrada na última semana na Califórnia.

Com uma esquerda salvadora na contagem regressiva da bateria, Jadson consegui encaixar boas batidas, rasgadas e arrancar nota 7.17 para selar sua vitória e a passagem ao terceiro round.

"Vendo de fora tem altas ondas, mas pra você conseguir achar elas lá atrás está muito difícil. Comecei a bateria muito devagar. Errei muito no começo e aqui você não tem tempo de sair pegando uma onda atrás da outra e é difícil saber qual vai ser boa. A onda que eu pensei que seria ruim foi a boa e consegui passar a bateria", explica Jadson André.

"Não quero pensar muito nos campeonatos anteriores, meu foco é sempre nas próximas competições. Foi alucinante ter vencido lá no Sul, porque foi o melhor resultado da minha vida, mas eu não posso ficar pensando naquela vitória. Este é uma campeonato totalmente diferente e tenho que continuar focado. Competir no Brasil é sempre muito bom", complementa o potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário