domingo, 9 de maio de 2010

Jovem talento vence em Sao Paulo



Por Redação Waves.com.br


O ubatubense Marco Aurélio é o grande vencedor do SuperSurf International, etapa de nível cinco estrelas do WQS encerrada neste domingo (9/5) em Itamambuca, Ubatuba (SP).

Apesar da chuva, que castigou forte o dia todo, as ondas quebraram com 1,5 metros e séries maiores, porém com formação irregular.

Com apenas 18 anos de idade, o jovem local foi o atleta mais novo a vencer uma etapa na história do SuperSurf e na final derrotou o experiente potiguar Danilo Costa por 11.16 a 8.10 pontos, para alegria da torcida local, que mesmo com muita água caindo não deixou a praia em pleno Dia das Mães.

O potiguar de 32 anos, que é ex-integrante da elite mundial do ASP World Tour e já fez seis finais no SuperSurf, começou bem e manteve a dianteira durante grande parte o duelo, mas Marco encontrou uma boa direita a cinco minutos do término para reverter o resultado.

Com uma forte rasgada seguida de duas batidas, ele conseguiu a virada com nota 5.83, que somada a outro 5.33 rendeu a primeira vitória de sua carreira em uma etapa do mundial.

“Estou muito feliz! Só tenho que agradecer a Deus e todos que me apoiam: a Nicoboco, minha família, meus irmãos, toda galera de Itamambuca, o Zecão e especialmente meu pai e minha mãe, que está trabalhando e torcendo por mim. Essa foi pra você mãe, te amo muito”, comemora Marco Aurélio.

“Eu treino aqui desde moleque, conheço bem esta onda e conseguir vencer aqui é um sonho para mim. Felicidade total!”, emociona-se o garoto campeão.

Danilo Costa aplaudiu a última onda de Marco Aurélio e não poupou elogios ao campeão. “Quero parabenizar o Marco pela vitória. Ele conhece muito bem o pico, vem evoluindo bem e é mais um grande atleta da nova geração”, ressalta o vice-campeão.

“Dedico este segundo lugar à minha mãe, que está lá em casa me assistindo. Estou feliz porque voltei a fazer uma final no WQS, fazer pódio e mostrei que eu não estou morto ainda. Agora tem o prêmio do automóvel para o melhor do circuito. Eu já tenho um 2005 e vai ser muito bom ganhar um 2011. Vou lutar por ele, com certeza”, promete Danilo Costa.

Anteriormente, na primeira semifinal, Marco Aurélio passou pelo carioca Simão Romão e carimbou seu passaporte na decisão com uma boa direita nos minutos finais, que lhe valeu 5.00 pontos para fechar o placar apertado de 9.33 a 8.97.

"O moleque mereceu. Ele é local daqui, surfou bem o campeonato inteiro e nada mais justo do que ele vencer. Pena que eu não tive sorte de achar boas ondas na bateria, mas estou feliz com o resultado. Esperava ganhar pra poder arrumar um patrocínio, não deu, mas o terceiro lugar foi bom também e vou continuar na batalha”, promete Simão Romão, 24, que já venceu três etapas do WQS, uma no Costão do Santinho em Florianópolis (SC) e outras duas em casa, na praia do Arpoador (RJ).

Na outra semi, vindo de excelentes atuações durante o campeonato, o sebastianense Robson Santos foi barrado pelo potiguar Danilo Costa, que venceu o confronto por 10.33 a 9.00. Costa conseguiu encontrar as ondas com mais parede para manobrar forte e na melhor delas arrancou 7.33 pontos, o que deixou seu adversário esperando por uma onda salvadora, que acabou não vindo.

“Eu queria ter ido pra final, mas o terceiro lugar é um bom resultado também. Não dei sorte na escolha das ondas na semifinal, mas fiz um bom trabalho aqui e estou aí também na luta por um patrocínio que me possibilite voltar a correr o circuito mundial”, frisa Robson Santos.

Depois de promover durante 10 anos o Circuito Brasileiro Profissional, agora o SuperSurf International vale pontos no ranking mundial e Marco Aurélio marcou seus primeiros 2.000 pontos no ASP World Ranking, além do sul-americano do ASP South America Surf Series 2010.

Além disso, ele faturou US$ 16 mil e 1.000 pontos na corrida pelo Peugeot 0km oferecido ao melhor surfista nas quatro etapas do SuperSurf, válidas pelo ASP World Star neste ano.

As próximas etapas do SuperSurf acontecem no Costão do Santinho, Florianópolis (SC), entre os dias 29 de junho e 04 de julho e em Maresias, São Sebastião (SP), entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro. A decisão será na Barra da Tijuca, entre 26 e 31 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ).

Clique aqui para ver as fotos...

Resultado da primeira etapa do SuperSurf International 2010


1 Marco Aurélio (Bra)

2 Danilo Costa (Bra)

3 Robson Santos (Bra)

3 Simão Romão (Bra)

5 Messias Félix (Bra)

5 Saulo Júnior (Bra)

5 Alan Saulo (Bra)

5 Ricardo Ferreira (Bra)

9 Raphael Becker (Bra)

9 Renato Galvão (Bra)

9 Rudá Carvalho (Bra)

Atletas que estão na zona de classificação para o World Tour 2011

17 Damien Hobgood (EUA) – 10.252 pontos
20 Andy Irons (Haw) – 9.756
21 Raoni Monteiro (Bra) – 9.705
23 Josh Kerr (Aus) – 9.307
24 Heitor Alves (Bra) – 9.245
27 Wiggolly Dantas (Bra) – 8.812
29 Alejo Muniz (Bra) – 8.498

30 Gabe Kling (EUA) – 8.488
31 Brett Simpson (EUA) – 8.186
32 Neco Padaratz (Bra) – 7.659



Nenhum comentário:

Postar um comentário