segunda-feira, 31 de maio de 2010

Oakley Pro junior começa nesta Terça

Miquel Pupo já venceu duas seletivas sul-americanas. Foto: Basílio Ruy / Oakley.


Por Redação Waves.com.br

Previsão de ondas grandes e muito frio na semana de decisão do título brasileiro profissional Sub-20. O Oakley Pro Junior começa nesta terça-feira (1/6) em Florianópolis (SC), com expectativa de condições desafiadoras para a nova geração na praia da Joaquina.

As previsões alertam que um ciclone extratropical deve começar a agir sobre Santa Catarina a partir desta segunda-feira, com possibilidade de ressaca em Florianópolis e ondas podendo chegar a 3 metros de altura.

O título brasileiro é decidido no formato das etapas do ASP World Tour, com 48 competidores e repescagem para os que não vencerem na primeira fase.

Os dezesseis melhores do ano passado que não ultrapassaram o limite de 20 anos de idade, entram direto no evento principal. E os 32 que completam a rodada inicial, saem da triagem para até 64 surfistas, classificando-se os dois primeiros em cada uma das dezesseis baterias.

Um dos cabeças-de-chave é o paulista Miguel Pupo, que chega a Florianópolis como forte candidato ao título brasileiro no Oakley Pro Junior. Ele venceu as duas seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior da ASP realizadas no Brasil esse ano e os adversários serão praticamente os mesmos que competirão até domingo (6/6) na Ilha da Magia.

Pupo e o também paulista Jessé Mendes são os primeiros do ranking de 2009 em Florianópolis. Eles dividiram o terceiro lugar nas semifinais contra o campeão brasileiro Alejo Muniz e o vice, Jadson André, em Itajaí (SC) no ano passado, que não participarão da edição 2010 na praia da Joaquina.

O catarinense já tinha uma viagem marcada para essa semana e o potiguar hoje é o número 4 do ASP World Tour, depois da espetacular vitória na final com Kelly Slater em Imbituba, encerrando um longo jejum de 12 anos sem títulos verde-amarelos na etapa brasileira.

Porém, o principal motivo da ausência de Jadson André no Oakley Pro Junior, que é realizado pelo seu patrocinador, foi o falecimento da sua avó na semana passada, enquanto disputava uma etapa do WQS na praia Mole da mesma Florianópolis.

O caminho está aberto e o novo campeão Pro Junior da Associação Brasileira de Surf Profissional vai ser decidido em um verdadeiro desafio no mar da “Joaca”, pelo que indicam as previsões dos próximos dias para o litoral catarinense.

Do limite máximo de oitenta participantes, 64 entram na triagem do primeiro dia e a chamada para o início está marcada para as 8 horas desta terça-feira. Os top-16 de 2009 ficam mais tranquilos, aguardando as dezesseis baterias que definem os seus primeiros adversários.

Além de Jessé Mendes e Miguel Pupo, dos dezesseis melhores surfistas do Oakley Pro Junior 2009 no pico do Atalaia, em Itajaí, mais sete estão confirmados como cabeças-de-chave em Florianópolis. São eles, por ordem de posição no ranking, Peterson Crisanto (PR), Santiago Muniz (SC), Matheus Toledo (SP), Yan Guimarães (RJ), Gustavo Sanches (SP), Matheus Navarro (SC) e Jonathan Busseti (SC).

Entre os top-16 do ano passado, sete não participarão do Oakley Pro Junior 2010 nesta semana. Alejo Muniz e Jadson André pelos motivos citados acima. Alguns já estouraram o limite de idade, como Franklin Serpa (BA), Alex Ribeiro (SP), Emerson Silva (SP) e Charlie Brown (CE). E a sensação do surfe brasileiro, Gabriel Medina (SP), já se concentra em buscar classificação para o ASP World Tour.

Vaga na elite nacional Além de decidir o título sub-20 da Abrasp, o campeão do Oakley Pro Junior também ganha convite para participar de todas as etapas do Brasil Surf Pro, divisão principal do Circuito Brasileiro de Surf Profissional.

Alejo Muniz já aproveita a chance este ano, competindo em igualdade de condições de faturar o título máximo do surfe nacional, sem precisar seguir o caminho normal de classificação para a elite pelos rankings de acesso da Abrasp.

Com patrocínio exclusivo da Oakley, o Oakley Pro Junior conta com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, da Power Balance, Gráfica Formag´s, Joaquina Beach Hotel e Restaurante Maurílio II. Homologação: Confederação Brasileira de Surf (CBS) e Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), que organiza o evento em conjunto com a Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e Associação de Surf da Joaquina (ASJ). O Oakley Pro Junior conta com divulgação da Revista Fluir e Waves e apoia a preservação da Lagoa da Conceição.

Ranking final do Brasileiro sub-20 em 2009

1 Alejo Muniz (SC)
2 Jadson André (RN)
3 Jessé Mendes (SP)
3 Miguel Pupo (SP)
5 Peterson Crisanto (PR)
5 Franklin Serpa (BA)
5 Santiago Muniz (SC)
5 Alex Ribeiro (SP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário