segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Brett Simpson embolsa recorde

Brett Simpson e Jordy Smith fazem a festa no pódio. Foto: Michael Lallande.


Por Redação Waves.com.br

O local Brett Simpson conquistou pela segunda vez consecutiva o título de campeão do US Open of Surfing, etapa de nível 6 estrelas Prime do WQS, encerrada neste domingo em ondas de 1 metro em Huntington Beach, Califórnia (EUA).

Pela vitória, ele embolsou a gorda premiação de US$ 100 mil, a maior de todo o circuito de acesso ao ASP World Tour. Para vencer, ele derrotou o sul-africano Jordy Smith na final do evento, atual número 1 do mundo, pelo placar de 13.97 a 8.33 pontos. Simpson apresentou excelentes perfomances durante o decorrer da competição.

"É tão difícil imaginar tudo novamente, porque você tem que ser consistente o tempo todo e são muitas baterias. Felizmente consegui dar o melhor de mim e tentei não me preocupar com pontos ou dinheiro, para conseguir competir melhor. É bom estar em casa com os amigos e a família. Curti muito tudo isso. Ganhar aqui dois anos é uma façanha inimaginável", diz Brett Simpson à assessoria de imprensa da ASP.

Simpson, que está em seu ano de estreia no ASP World Tour, agiu rápido no confronto decisivo contra Jordy Smith e construiu todo cenário da bateria a seu favor, para deixar o adversário precisando de notas altas. Ele também passou por diversos tops nas baterias anteriores, como o bicampeão mundial Mick Fanning, o eneacampeão Kelly Slater, o ex-top Nathaniel Curran, entre outros.

"É incrível vencer estes caras. Acho que estar em casa é minha melhor chance de competir contra eles, pois conheço muito bem a onda e tenho mais confiança aqui. Tirar boas notas é o que você pode fazer de melhor para vencê-los", revela o campeão local.

Jordy Smith obteve a melhor pontuação do dia (17.66) nas quartas-de-final contra o paulista Miguel Pupo e passou por Fanning na semifinal, porém não foi capaz de deter Simpson em casa.

"Aqui não foi exatamente como em J-Bay. Aqui é Huntington, nunca será perfeito. Você tem que se adaptar a tudo e Brett Simpson fez isso melhor. É um grande evento e Brett fez isto de novo. Parabéns a ele", elogia Jordy Smith.

"Ainda assim é um bom resultado. Vamos ver como será o ano depois disso. Não quero contar com vitórias antes da hora. Estou tendo um ano muito bom. Estou apenas me mantendo relaxado para me sentir mais seguro", explica o sul-africano.

Esquadrão brazuca Os atletas brasileiros causaram muitos estragos na etapa e com excelentes performances atropelaram diversos tops do Circuito Mundial. O destaque ficou para a nova geração, que exibiu um surf moderno e cheio de manobras progressivas, do jeito que os novos critérios de julgamento pedem.

Quem chegou mais longe foi o potiguar Jadson André e o paulista Miguel Pupo, que surfaram até o último dia da prova e acabram caindo nas quartas-de-final, porém com ótimas atuações e placares muito apertados.

Pupo caiu diante do número 1 do mundo, Jordy Smith, enquanto Jadson por décimos não venceu o bicampeão mundial Mick Fanning. Os paulistas Adriano de Souza e Gabriel Medina também jogaram duro e chegaram até às oitavas-de-final.

Pro Junior Entre a molecada, os brazucas também fizeram bonito e chegaram até a final. O catarinense Alejo Muniz foi o vice-campeão da categoria, enquanto Miguel Pupo ficou com a quarta colocação. A vitória entre os mais novos também ficou em casa e o vencedor foi o norte-americano Evan Geiselman.

Resultado do US Open of Surfing 2010

1 Brett Simpson (EUA)

2 Jordy Smith (Afr)
3 Mick Fanning (Aus)
3 Kelly Slater (EUA)
5 Miguel Pupo (Bra)
5 Jadson André (Bra)

ASP Men's World Ranking

1 Jordy Smith (Afr) - 34.428 pontos
2 Taj Burrow (Aus) - 30.625
3 Adriano de Souza (Bra) - 23.807
4 Kelly Slater (EUA) - 23.500
5 Bede Durbidge (Aus) - 22.683
6 Jadson André (Bra) - 21.689

Nenhum comentário:

Postar um comentário