quinta-feira, 29 de abril de 2010

Kelly assume a ponta

Norte-americano elogia atuação de Jadson André na praia da Vila. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

Por redação Waves.com.br

Com o vice-campeonato do Billabong Pro 2010 na praia da Vila, Imbituba (SC), o norte-americano Kelly Slater é o novo líder do ranking do ASP World Title Race.

Slater leva 8.000 pontos e mais US$ 25 mil dólares pelo segundo lugar no evento. O sul-africano Jordy Smith pulou para a vice-liderança do ranking com 18.500, enquanto Taj Burrow cai para a terceira, com 18.250.

Jadson André, campeão do Billabong Pro, leva a pontuação máxima, 10.000 pontos, e empata na quarta posição com o atual campeão mundial do World Tour Mick Fanning.

A decisão do título do Billabong Pro Santa Catarina foi iniciada as 13:25 horas, com sol, céu azul e um ótimo público que torceu bastante por uma primeira vitória verde-amarela em Imbituba.

No último dia, a praia da Vila apresentou boas ondas de até 1 metro e Jadson pegou a primeira da final, mas quem largou na frente foi Kelly Slater, que começou com uma nota 5.5, contra um 4.0 do potiguar. Depois Slater tirou dois 6.5 seguidos para se manter na ponta.

Jadson logo deu o troco com dois aéreos incríveis e quase acerta um terceiro na finalização, mas arrancou nota 8 dos juízes para abrir 7.91 pontos de vantagem. Só quando faltavam 5 minutos para o término da bateria, Slater assustou a galera em uma longa esquerda em que aplicou uma sequência de sete manobras variadas e com pressão.

A torcida ficou em suspense e logo explodiu de alegria quando foi anunciada nota 7.50 para o americano, praticamente confirmando a vitória de Jadson André no Billabong Pro Santa Catarina.

“Acho que todos aqui imaginariam uma final contra o Mick (Fanning), o Joel (Parkinson), mas estou feliz pelo Jadson vencer aqui em casa”, elogia a fera Kelly Slater.

“Certamente este é um dia que ele jamais vai esquecer, é o seu primeiro ano no Tour e ele quebrou neste evento. A cada esquerda, ele vinha com seus aéreos reverses com grande facilidade e acho que agora ele precisa evoluir em ondas mais difíceis, como Jeffreys Bay (África do Sul), Teahupoo (Taiti), onde os aéreos não são tão valorizados”, ensina o eneacampeão mundial Kelly Slater.

Sobre conquistar o emblemático décimo título este ano, Slater comenta: “Como sempre, não quero pensar em ranking, colocações. Quero apenas continuar surfando relaxado e sem pressão nos eventos. Estou numa posição onde naturalmente a pressão é maior, mas quero só pensar em surfar e me divertir. Eu cometi alguns erros na final que poderiam ter me dado a vitória hoje aqui, mas estou feliz pelo Jadson e pelo meu segundo lugar também”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário