domingo, 25 de julho de 2010

Messias domina do começo ao fim

Com grande atuação na final, Messias Félix conquista título da Seletiva Petrobras de Pernambuco. Foto: Fábio Minduim / Maxsports.


Por Waves.com.br

O carioca Leandro Bastos até tentou reagir, mas não conseguiu superar a grande vantagem do atual campeão brasileiro na etapa nordestina da principal competição da divisão de acesso em 2010.

O catarinense Tomas Hermes dividiu o terceiro lugar no pódio com o potiguar Alan Jhones e manteve a ponta no ranking que classifica quinze atletas para a elite nacional. A terceira e última Seletiva Petrobras 2010 acontece em setembro em Saquarema (RJ).

“Tudo o que eu queria era uma vitória. Não tinha feito nenhuma final esse ano e depois que passei pelo Alan Jhones na semifinal ganhei confiança para soltar as manobras, arriscar os aéreos e estou muito feliz por voltar a vencer um campeonato”, vibra Messias Félix, carregado pela torcida na praia do Cupe.

O título valeu R$ 10 mil reais de prêmio para o cearense, que liquidou a fatura com seus aéreos sensacionais logo nas duas primeiras ondas que surfou na bateria final.

Na primeira onda, ganhou nota 8.00 com uma rasgada seguida por um aéreo rodando incrível. Na segunda, começou com um aéreo muito alto e emendou duas rasgadas invertendo a direção da prancha, jogando a rabeta, para arrancar um 8.60, dos juízes e estabelecer um novo recorde para a Seletiva Petrobras na praia do Cupe, com o placar de 16.60 x 14.17 pontos.

“Engraçado que sonhei que o Leandro (Bastos) venceu o campeonato, mas foi em Ubatuba, em um mar gigante em Itamambuca. Aí meu irmão me contou que sonhou que eu vencia essa etapa aqui da Seletiva Petrobras, então valeu o sonho dele, que sempre me deu muita força na carreira, assim como minha família também e estou feliz demais por sentir essa emoção da vitória de novo”, fala o cearense Messias Félix, que no ano passado faturou o principal título de campeão brasileiro.

O carioca Leandro Bastos também fez uso da sua principal característica para tentar reverter a grande vantagem inicial do cearense. E foi com a potência das batidas e rasgadas de backside (de costas para a onda) que ele conseguiu uma nota 8.17, mas ainda precisava de 8.44 pontos para a vitória. O tempo foi passando, não entrou nenhuma outra série com potencial para tirar notas altas e Messias Félix foi anunciado como campeão da Seletiva Petrobras de Pernambuco.

“Esta condição de mar favorece o Messias, esquerdas com vento, perdi pra ele também com os aéreos dele semana passada aqui mesmo no Cupe e foi merecida a vitória”, reconhece Leandro Bastos, que subiu para o quinto lugar no ranking da divisão de acesso com os 1.720 pontos do vice-campeonato em Ipojuca.

“Nós estamos na mesma pousada e estou feliz por ter passado do quinto lugar. Nos últimos eventos só ficava em quinto, então agora fiz final, estou aqui no pódio, foi show o resultado também pra mim, ainda mais aqui no Nordeste que é uma onda que não me favorece”, comenta Leandro.

No último dia, Leandro primeiro passou pelo paulista Bruno Moreira e depois pelo catarinense Tomas Hermes, que continua liderando o ranking de acesso do Circuito Brasileiro. “Eu senti muito cansaço agora, não sei se pela água do mar aqui ser quente, estou com o corpo meio mole. Mas, cumpri o objetivo de continuar na frente do ranking”, diz Tomas Hermes. “Espero que seja assim até o final do ano para ganhar o título brasileiro da divisão de acesso e também o do Petrobras”.

Tomas dividiu o terceiro lugar no pódio com o potiguar Alan Jhones, único que ainda podia lhe tirar essa liderança no domingo. Alan ganhou o duelo com o conterrâneo Danilo Costa, mas foi barrado por Messias Félix no confronto do atual campeão brasileiro com o líder da corrida pelo título deste ano no Brasil Surf Pro 2010.

Ele venceu a primeira Seletiva Petrobras de Surfe Masculino em Imbituba (SC), agora foi terceiro colocado e permanece em segundo na divisão de acesso.

“Competir com o Messias (Félix) é sempre massa. Somos da mesma equipe (Pena) e ficou cada um tentando fazer o melhor. Eu tentei de tudo, até o fim, mas dessa vez ele ganhou”, diz Alan Jhones. Eles já haviam se enfrentado semana passada na praia do Cupe e o potiguar superou o cearense para depois festejar sua primeira vitória no Brasil Surf Pro e a ponta do ranking brasileiro. “Ele está surfando muito desde o início do campeonato e já era meu favorito mesmo nessa semana”, comenta Alan.

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino 2010 parte agora para o seu terceiro e último desafio na praia de Itaúna, de 16 a 19 de setembro em Saquarema (RJ), enquanto Ipojuca continua por mais uma semana como a Capital Nacional do Surf.

A terceira etapa do Circuito Nordestino na Baía de Maracaípe, mais ao Sul de Porto de Galinhas, será a terceira prova seguida válida pelo Circuito Brasileiro no litoral Sul de Pernambuco. Começou com o Brasil Surf Pro, nesta semana teve a Seletiva Petrobras na mesma praia do Cupe e na sexta-feira inicia o Nordestino em Maracaipe.

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino 2010 tem patrocínio exclusivo da Petrobras. Produção: Max Sports, em realização conjunta com a Abrasp. Esta segunda etapa também conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Associação Nordestina de Surf e Federação Pernambucana de Surf.


Resultados da segunda etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino 2010

1 Messias Félix (CE)

2 Leandro Bastos (RJ)

3 Alan Jhones (RN)
3 Tomas Hermes (SC)
5 Bino Lopes (BA)
5 Danilo Costa (RN)
5 Bruno Moreira (PE)
5 Hizunomê Bettero (SP)

Ranking da divisão de acesso depois de 15 etapas

1 Tomas Hermes (SC) – 5.530 pontos

2 Alan Jones (RN) – 5.000
3 Bino Lopes (BA) – 4.440
4 Jean da Silva (SC) – 3.890
5 Leandro Bastos (RJ) – 3.704
6 Halley Batista (PE) – 3.655
7 Robson Santos (SP) – 3.500
8 Rudá Carvalho (BA) – 3.495

Nenhum comentário:

Postar um comentário