domingo, 18 de julho de 2010

Alan Jhones fatura e Rudá fica com o vice



Por Ader Oliveira

Clique aqui para ver as fotos...

Em uma final emocionante, o potiguar Alan Jhones venceu o duelo nordestino contra o baiano Rudá Carvalho para vencer a segunda etapa do Brasil Surf Pro, finalizada neste domingo, em ondas mexidas de até 1,5 metros na praia do Cupe, Ipojuca (PE).

Com uma virada sensacional nos minutos finais, o atleta de Baía Formosa conquistou sua primeira vitória na elite brasileira e sai da etapa pernambucana como líder isolado da temporada.

Estreante na elite profissional, o atual campeão nordestino começou atrás na decisão contra Rudá, que abriu a bateria com dois potentes ataques de backside que renderam 6.83 ao atleta de Olivença.

Em seguida, Rudá teve a cordinha partida e perdeu preciosos minutos na decisão. Rapidamente Alan respondeu com uma esquerda e uma direita que renderam 4.33 e 5.50, respectivamente.

Quando retornou ao outside, o baiano foi em busca de uma nota 3.00 para reverter o placar. Uma bela batida de backside colocou Rudá na liderança com 4.20, mas Alan respondeu com um ataque fulminante numa direita.

Depois de acertar uma batida chutando a rabeta e jogar muita água para cima, Jhones mandou um cutback e atacou a junção para somar 7.33 e selar a vitória sobre Rudá.

Além de faturar R$ 25 mil pelo título, Alan soma 1000 pontos no ranking do Brasil Surf Pro e dá um importante passo rumo ao título brasileiro.

"Não tenho palavras para descrever este momento. Quero agradecer ao todo poderoso Jesus por esta vitória, e também a todos da minha família e meus patrocinadores. Este é o meu primeiro ano no circuito e não sinto nenhuma pressão, estou apenas procurando fazer a minha parte", comemora Alan, 21 anos.

“Foi show fazer minha primeira final com o Rudá (Carvalho). É um grande amigo, mas eu estava focado na vitória. Achei uma direita ali que me garantiu o primeiro lugar, mas a ficha não caiu ainda”, confessou Alan.

“Eu já comecei o ano com este objetivo de ser campeão brasileiro no meu primeiro ano. Lá em Ubatuba fiquei na semifinal, mas aqui deu tudo certo e agora é ir atrás do objetivo maior, que é o título brasileiro”.

Com o vice-campeonato, Rudá passa a ocupar a terceira posição no ranking, atrás ainda do carioca Leo Neves, vencedor da primeira etapa em Ubatuba (SP).

Também finalista pela primeira vez no circuito, o baiano embolsa R$ 12 mil e ganha força na briga pelo caneco de 2010.

"Estou muito feliz! Vim para este campeonato com o objetivo de chegar ao pódio e deu tudo certo. Pena que não consegui vencer, mas é muito gratificante fazer uma final com o meu amigo Alan Jhones. A gente já sabia que a disputa ali ia ser no surf mesmo, e não na marcação como muitos fazem no circuito", diz Rudá, 22 anos.

"Alan (Jhones) merece tudo que está acontecendo pra ele e espero que consiga muito mais”, elogiou o baiano. “Estou feliz por ele, triste por mim, mas a mistura de sentimentos é positiva. No ano passado fiquei em terceiro na etapa aqui do Nordeste lá em Salvador (BA), agora fiz a final, fiquei em segundo e estou feliz pelo resultado também. Agora subi para terceiro no ranking, mas ainda não é hora de pensar em título brasileiro. É muito cedo, pois ainda temos três etapas pela frente”.

"Quero agradecer aos meus patrocinadores, família e amigos. E também a Geraldinho Cavalcanti (presidente da Associação Nordestina) por ter aturado os baianos em sua casa durante esta semana. Surfar é sagrado!", brinca o ilheense.

Nas semifinais, Alan Jhones e Rudá Carvalho derrotaram o alagoano Tanio Barreto e o paulista Renato Galvão, respectivamente.

A jovem dupla nordestina saiu atrás no placar, mas conseguiu a virada nos minutos finais. Tanio e Galvão terminam a prova empatados na terceira posição e com R$ 7 mil cada.

Na primeira semi, Tanio somou notas 5.00 e 6.47 nas duas melhores ondas, mas Alan Jhones respondeu em grande estilo nas últimas ondas e arrancou 7.23 e 7.83.

Em seguida, Renato Galvão começou bem com 5.50 e 5.70, enquanto Rudá descolou 4.93 e teve dificuldade para encontrar uma onda de qualidade.

Vigiado de perto por Galvão durante boa parte do tempo, o baiano conseguiu escapar numa onda intermediária e acertou uma rabetade de backside que garantiu a virada (6.50) a Rudá.

Na última onda, o baiano selou a vitória com uma belíssima batida chutando a rabeta numa esquerda e caiu ao atacar a junção, mas descolou 5.33 para fechar o placar.

Resultado do Brasil Surf Pro 2010

1 Alan Jhones (RN)

2 Rudá Carvalho (BA)

3 Renato Galvão (SP)

3 Tanio Barreto (AL)

5 Bruno Galini (BA)

5 Jean da Silva (SC)

5 Hizunomê Bettero (SP)

5 Messias Félix (CE)

Ranking do Brasil Surf Pro 2010 depois de duas etapas

1 Alan Jhones (RN) – 1.730 pontos

2 Leonardo Neves (RJ) – 1.400

3 Rudá Carvalho (BA) – 1.360
4 Marcio Farney (CE) – 1.260
5 Hizunomê Bettero (SP) – 1.220

Nenhum comentário:

Postar um comentário