segunda-feira, 9 de maio de 2011

Rudá é vice no Sul

Rudá Carvalho é vice-campeão do Super Surf Internacional em Xangri-lá. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.


Por Redação surfbahia.com.br

Com uma campanha brilhante, o baiano Rudá Carvalho sagrou-se vice-campeão da etapa de abertura do Super Surf Internacional em Xangri-lá, Rio Grande do Sul.

Depois de arrepiar na fase semifinal da prova, Rudá partiu com tudo para finalíssima, mas acabou surpreendido pelo paulista Odirlei Coutinho em sua última onda.

Em condições bastante complicadas, Rudá dominou praticamente toda a final contra Odirlei Coutinho, o argentino Leandro Usuna (3º) e o paranaense Peterson Rosa, quarto colocado.

Em sua primeira onda, o baiano arrancou um 6.67 pontos dos juízes ao surfar uma bela direita. Logo em seguida, Rudá cravou 4.43 pontos para seguir na liderança do confronto final.

Com pouco mais de 5 minutos para o término da prova, Odirlei descolou um 6.33 pontos e ficou precisando de uma nota 4.68 pontos para tirar o caneco das mãos de Rudá.

Na última volta do ponteiro, Odirlei foi para o tudo ou nada em uma onda da série e acabou cravando um 7.83 pontos para reverter o resultado sob o baiano Rudá Carvalho.

Rudá ainda tentou reagir em uma onda surfada na regressiva. O ilheense precisava de uma nota superior a 7.50, mas acabou marcando apenas 4.17 pontos.

"Eu estava focado pra vencer esse campeonato. Consegui chegar na final e o segundo lugar também é um ótimo resultado", falou Rudá Carvalho, que faturou 8.000 dólares pelo vice-campeonato.

"Perdi o título naquela direita. O Odirlei estava na prioridade (de escolher a onda) e a onda veio em cima dele. A onda era perfeita, ele foi lá e fez a nota. Eu ainda tentei reverter o resultado, mas o mar está difícil, quase não entrou ondas na final e estou superfeliz pelo resultado. Foi minha primeira final no Circuito Mundial e o segundo lugar também foi bom para mim".

"Tenho boas recordações do Sul. Nas duas vezes que disputei eventos aqui acabei subindo ao pódio e hoje não foi diferente", fala Rudá Carvalho.

"Este troféu que acabo de receber vai ser o melhor presente que vou dar à minha mãe neste dia maravilhoso. Feliz dias da mães a todas as mães", finaliza Rudá.

Pelo resultado, Rudá Carvalho embolsa US$ 8 mil de premiação e soma importantes 1500 pontos no ranking unificado da ASP. Já Odirlei Coutinho embolsa US$ 16 mil e soma 2000 pontos.

Outros baianos que mandaram bem e chegaram até a fase dos 24 melhores surfistas da prova foram os ilheenses Franklin Serpa, Dennis Tihara, o camaçariense Marco Fernandez e o surfista de Lauro de Freitas, Bernardo Lopes.

Resultado do Super Surf Internacional

1 Odirlei Coutinho (BRA)
2 Rudá Carvalho (BRA)
3 Leandro Usuna (ARG)
4 Peterson Rosa (BRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário