quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Jordy passa mais alto

Jordy Smith passa perto da nota 10. Foto: © ASP / Cestari.


Por Redação Waves.com.br

Clique aqui para ver as fotos...

Vice-líder do ranking, o sul-africano Jordy Smith foi o destaque desta quarta-feira (13/10) no Rip Curl Pro em Peniche, Portugal.

Depois de checar novamente as condições em Supertubos que não eram favoráveis pela manhã, a direção de prova optou por utilizar pelo segundo dia consecutivo um dos palanques alternativos e recomeçar a competição na praia dos Belgas, onde o mar quebrou com até 1 metro durante todo o dia, vento maral suave e séries demoradas.

Apenas as quatro baterias da quarta fase foram realizadas. Com o formato novo, vigente desde a segunda metade da temporada, depois do corte promovido pela ASP, nesta fase nenhum surfista é eliminado.

Eles voltam a se enfrentar com três homens na água e em baterias sem prioridade. O vencedor avança direto às quartas-de-final, enquanto os outros dois encaram a quinta fase em baterias homem-a-homem.

Com a maior nota do dia, conquistada com um aéreo alucinante rodando e completado com perfeição em uma boa direita, ele passou perto da nota máxima e arrancou 9.93 pontos dos juízes, para mandar o brasileiro Jadson André e o australiano Owen Wright para o quinto round e avançar direto às quartas-de-final.

"Na verdade este resultado não alterou muito minha abordagem, já que Jadson e Owen podem impor grandes pontuações a qualquer momento. Eu sabia que não podia baixar a guarda e continuava precisando de uma pontuação sólida", confessa Jordy Smith.

A bateria de Jadson foi um verdadeiro combate aéreo e os três atletas da nova geração surfaram descontraídos e arriscaram tudo nos aéreos mais sinistros possíveis, porém Jordy conseguiu deixar Owen em combinação e Jadson precisando de 9.67.

"Eu sou de acordo com esta bateria de três antes das quartas. É legal você correr uma bateria mais descontraído, porém sempre com o foco de passar. Já é a segunda vez que eu participo desta rodada e na outra eu também não consegui passar direto, porém vou ter outra chance e espero que nessa eu possa passar. Na França eu perdi o quinto round com um 9.5 e espero que isto não aconteça aqui amanhã", diz Jadson André, que posteriormente foi o vencedor da Expression Session.

O eneacampeão mundial Kelly Slater deu mais um importante passo na busca pelo seu décimo título mundial. Ele garantiu passagem direta às quartas-de-final ao passar pelo compatriota Damien Hobgood e pelo australiano Chris Davidson.

Com 13.60 pontos somados, contra 10.83 de Damien e 6.08 de Davidson, Kelly investiu forte nas esquerdas e nas pancadas de backside para garantir o resultado e agora tem pela frente uma bateria a menos do que seus adversários.

"Esta rodada lhe permite relaxar um pouco, com certeza, mas é claro que ganhando hoje você alivia um pouco mais a pressão e tem que entrar na água uma vez a menos no dia decisivo", explica Kelly Slater.

O francês Jeremy Flores e o australiano Adrian Buchan também venceram seus duelos e garantiram vaga diretamente nas quartas-de-final.

"Está muito divertido no outside, mas um pouco difícil de encontrar as boas. Matt Wilkinson e Michel Bourez ficaram realmente frustrados com a falta de ondas na bateria, mas eu apenas me concentrei em escolher boas ondas e surfá-las por completo", revela Adrian Buchan.

Uma nova chamada para o possível reinício do Rip Curl Pro acontece nesta quinta-feira às 4 horas da manhã (horário de Brasília).

Quando a competição recomeçar, Jadson André encara o norte-americano Patrick Gudauskas em bateria válida pelo quinto round.

Quartas-de-final do Rip Curl Pro 2010 (aguardando adversários)

1 Adrian Buchan (Aus)

2 Kelly Slater (EUA)

3 Jeremy Flores (Fra)

4 Jordy Smith (Afr)

Quinta fase

1 Michel Bourez (Tah) x Chris Davidson (Aus)

2 Damien Hobgood (EUA) x Matt Wilkinson (Aus)

3 Travis Logie (Afr) x Owen Wright (Aus)

4 Patrick Gudauskas (EUA) x Jadson André (Bra)

Quarta fase

1 Adrian Buchan (Aus) 14.77, Michel Bourez (Tah) 9.03 e Matt Wilkinson (Aus) 5.50
2 Kelly Slater (EUA) 13.60, Damien Hobgood (Eua) 10.83 e Chris Davidson (Aus) 6.08
3 Jeremy Flores (Fra) 14.07, Travis Logie (Afr) 13.73 e Patrick Gudauskas (EUA) 10.17
4 Jordy Smith (Afr) 17.16, Jadson André (Bra) 13.57 e Owen Wright (Aus) 12.07


Nenhum comentário:

Postar um comentário