sábado, 16 de outubro de 2010

Aritz Aranburu vence mais uma



Por Redação Waves.com.br

Clique aqui para ver as fotos...

O espanhol Aritz Aranburu levou a melhor no SuperSurf Internacional, etapa de nível 6 estrelas do WQS finalizada neste sábado, na Barra da Tijuca (RJ).

Em ondas de meio a 1 metro e formação regular, o atleta do País Basco derrotou o catarinense Willian Cardoso pelo placar de 12.34 a 8.66 pontos.

É a quarta vez que Aritz disputa a final de uma etapa do WQS no Brasil e a terceira que ele sobe ao topo do pódio.

Antes, Aranburu havia faturado uma etapa em Noronha (2007) e outra na praia Mole (2010). Na última semana, o espanhol descolou o vice-campeonato no Arpoador.

“Estou muito feliz. Condições do mar muito difíceis, difícil de fazer boas notas, mas tive sorte em achar algumas ondas abrindo para ganhar o campeonato”, falou Aritz Aranburu à assessoria de imprensa da ASP South America.

“Meus amigos até perguntam o que acontece comigo aqui no Brasil. Também não sei, só que acho esse país um lugar maravilhoso, amo vir para cá, tenho vários amigos aqui, adoro a comida brasileira, o ambiente, me sinto muito bem aqui e, quando você se sente assim, as coisas parecem que acontecem naturalmente”, acredita Aritz Aranburu.

Já Willian disputou sua segunda final na temporada. O catarinense, que venceu uma etapa em Saquarema (RJ) no mês de maio, não conseguiu repetir a dose na final contra Aritz.

“Não consegui vencer, mas melhorei minha posição no ranking mundial, conquistei o título sul-americano, então não tem como não estar feliz também”, disse Willian Cardoso, que subiu de 40o para 35o no ASP World Ranking, que está classificando até o 32o colocado para a elite do Dream Tour de 2011.

“Claro que o foco é sempre na vitória, mas o Aritz usou toda sua tática e técnica para ganhar de mim na final. Deu tudo certo pra ele, mas tudo bem, foi show”, disse Willian à assessoria de imprensa da ASP South America.

Além de faturar US$ 10 mil pelo vice, o atleta de Balneário Camboriú sai da Barra da Tijuca com um prêmio especial de US$ 5 mil pelo título sul-americano de 2010.

Ele precisava chegar à final para impedir o bicampeonato de Raoni Monteiro e conseguiu levar a taça depois de superar o conterrâneo Jean da Silva numa disputa com pouquíssimas ondas.

Para vencer a bateria e garantir seu primeiro título sul-americano, Willian somou um total de 9.10 pontos, contra 6.80 de Jean.

"Foi uma bateria muito tensa, o mar está bem difícil, mudou bastante e consegui ganhar a bateria só com uma manobra em cada onda”, descreveu Willian Cardoso.

“Só tenho que agradecer a todos, minha namorada (Maira) em especial, que veio me acompanhar neste evento e me deu muita sorte. Estou feliz pela conquista e pelo prêmio extra que sempre vem em boa hora. O Raoni (Monteiro) é um grande surfista, mas o título é meu esse ano”.

Jean da Silva também ficou feliz pelo resultado, apesar da decepção pela falta de ondas boas. “Na real não tive chances. O mar não colaborou, a bateria foi muito fraca em relação às ondas, mas ele (Willian Cardoso) aproveitou melhor as oportunidades que teve e mereceu o título sul-americano e ir pra final também”, falou Jean da Silva.

Em seguida, Aritz e Luel repetiram o duelo ocorrido na semifinal da etapa no Arpoador e novamente o atleta do País Basco se deu bem.

Com uma melhor escolha de ondas, Ariz somou 4.33 e 6.33 nas duas únicas esquerdas que pegou, contra 3.67 e 6.30 de Luel, que surfou um total de 11 ondas na bateria.

“Infelizmente não cheguei à final, era minha vontade, estava inspirado, mas o Aritz (Aranburu) é um atleta de alto nível e achou as melhores ondas da bateria”, admitiu Luel Felipe.

“Mas foi muito boa minha participação nessas etapas, dois terceiros lugares não é pra qualquer um, aprendi a competir um pouco mais em baterias homem a homem, então estou feliz pelos resultados. Só tenho que dar Graças a Deus por tudo que aconteceu comigo nestas duas semanas inesquecíveis”.

Nas quartas-de-final, Willian superou o paraibano Ulisses Meira, Jean passou pelo carioca Yuri Sodré, Aritz eliminou o paulista Odirlei Coutinho e Luel derrotou o sul-africano Brandon Jackson.

Resultado do SuperSurf Internacional 2010

1 Aritz Aranburu (Esp)
2 Willian Cardoso (Bra)
3 Jean da Silva (Bra)
3 Luel Felipe (Bra)
5 Brandon Jackson (Afr)
5 Ulisses Meira (Bra)
5 Yuri Sodré (Bra)
5 Odirlei Coutinho (Bra)

Ranking unificado da ASP depois de 47 etapas

1 Kelly Slater (EUA) – 59.906 pontos

2 Jordy Smith (Afr) – 51.875
3 Mick Fanning (Aus) – 43.156
4 Taj Burrow (Aus) – 38.375
5 Adrian Buchan (Aus) – 34.742
6 Dane Reynolds (EUA) – 34.057
7 Bede Durbidge (Aus) – 32.963
8 C. J. Hobgood (EUA) – 32.484
9 Owen Wright (Aus) – 32.057
10 Adriano de Souza (Bra) – 30.713

Nenhum comentário:

Postar um comentário