domingo, 17 de abril de 2011

Oakley Pro Junior chega ao Campeche

Atual campeão, Caio Ibelli garante presença no Oakley Pro Junior 2011. Foto: Basílio Ruy / Oakley.



Por Redação Waves.com.br

O primeiro campeão brasileiro da temporada será conhecido no feriadão da Semana Santa na Ilha da Magia. A praia do Campeche, Florianópolis (SC), foi a escolhida para receber o Oakley Pro Junior neste ano.

A decisão do título de melhor surfista profissional com até 20 anos do Brasil começa nesta terça-feira com as disputas até o domingo (24) de Páscoa.

Foi no Campeche que o paulista Caio Ibelli sagrou-se campeão brasileiro Pro Junior de 2010, mas o palco principal da competição era a praia da Joaquina. Caio estava na Austrália desde o início deste ano e só volta agora ao país para tentar um inédito bicampeonato brasileiro no evento promovido pelo seu patrocinador.

Esta será a sétima edição do Oakley Pro Junior, porém apenas a terceira valendo o título brasileiro da categoria sub-20. No início era um evento especial para convidados que classificava surfistas para um campeonato internacional da marca na Indonésia.

Em 2009, foi inaugurada uma parceria com a Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e o Oakley Pro Junior passou a definir o campeão brasileiro Pro Junior da temporada. O primeiro título foi disputado nas ondas do Atalaia, Itajaí (SC). Depois de muitos anos, era a primeira vez que o famoso “point break” de esquerdas recebia uma competição de nível nacional.

A grande final foi entre dois grandes valores da nova geração brasileira que hoje defendem o país na elite do surf mundial, o ASP World Championship Tour. O catarinense Alejo Muniz superou o potiguar Jadson André para conquistar o primeiro caneco de campeão brasileiro Pro Junior da história da Abrasp.

No ano passado, o Oakley Pro Junior foi transferido para a praia da Joaquina, Florianópolis. No entanto, o evento sempre teve a mobilidade para procurar as melhores ondas como principal característica e o último dia foi realizado na praia do Campeche, onde as condições estavam bem melhores do que na Joaquina.

Foi um dia mágico de longas direitas para delírio dos jovens surfistas, que tiveram a rara oportunidade de competir em uma das melhores ondas do país. Caio Ibelli comandou o show no Riozinho do Campeche para faturar o título na final contra o baiano Marco Fernandez.

Os dois passaram por outras duas feras da nova geração nas semifinais, o pernambucano Ian Gouveia - que mora em Florianópolis - e o capixaba Krystian Kymmerson. Dos quatro, só Ian Gouveia não participará do Oakley Pro Junior neste ano.

Formato ASP O prazo das inscrições terminou na sexta-feira, mas ainda há vagas porque o limite de 80 participantes não foi atingido. Os 16 atletas melhores ranqueados no ano passado, que ainda tenham idade até 20 anos, entram de cabeças-de-chave no evento principal, quando o formato da competição passa a ser igual ao do antigo ASP World Tour com 48 competidores.

Os demais são divididos em duas fases da triagem, que define os 32 adversários dos top-16 nas baterias de três surfistas da rodada inicial. Os 16 vitoriosos avançam direto para a terceira fase, mas os derrotados têm nova chance de classificação na repescagem, quando os duelos passam a ser eliminatórios e no sistema homem-a-homem, que prossegue até a grande final.

Todos os 48 surfistas divididos nas 16 baterias do evento principal recebem premiação. No total, o Oakley Pro Junior 2011 vai distribuir R$ 40 mil durante a semana dos dias 19 a 24 de abril, inclusive aos que perderem na fase classificatória e na repescagem.

Estes recebem o prêmio mínimo pelas participações no campeonato. A presença confirmada de grandes talentos da nova geração do surf brasileiro é garantia de um verdadeiro show para o público, que certamente vai comparecer em grande número para acompanhar a primeira decisão do ano na praia do Campeche.


Nenhum comentário:

Postar um comentário