terça-feira, 26 de julho de 2011

Jojó na briga por uma vaga



Por Redação surfbahia.com.br

Os brasileiros continuam em grande forma e dominaram metade das seis baterias da primeira fase do SuperSurf ASP World Master 2011, iniciado nesta terça-feira na praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).

Em ondas de meio metro e muito sol na capital carioca, os atletas da categoria Master (36 a 49 anos) foram os únicos que caíram na água e Teco Padaratz, Guilherme Herdy e Victor Ribas fizeram bonito na estreia.

Na primeira bateria do dia, Teco Padaratz somou notas 6.50 e 5.50 para vencer os australianos Richard Lovett (2º), Rob Bain (3º) e Barton Lynch (4º). O catarinense aproveitou o afiado frontside nas esquerdas do Arpex e somou os seus primeiros 10 pontos no ranking da primeira fase.

O formato da competição é diferente do tradicional da ASP. Nos cinco primeiros rounds ninguém é eliminado. Todos competem outras vezes com adversários diferentes e somam os pontos das suas colocações nas baterias. O vencedor marca 10 pontos, o segundo lugar ganha 7, o terceiro leva 4 e o último fica com 1 ponto.

Já Guilherme Herdy dominou as ações da segunda bateria e também garantiu os seus primeiros 10 pontos. Com boas rasgadas e o maior somatório do evento até agora (14.10), ele deixou os norte-americanos Richie Collins e Brad Gerlach em segundo e terceiro, respectivamente, e o australiano Gary Elkerton, bicampeão da categoria, em quarto.

"O mar está bem pequeno. Gostaria que tivessem boas ondas. A galera pode estar até com uma certa idade, mas está todo mundo surfando muito ainda. Cada um começa no seu tempo, mas a galera tem muito sangue para dar. Venho surfando todo dia, mas sei que será muito difícil, tem grandes nomes aqui. Vamos esperar um show de surf", diz o brasileiro.

Na bateria seguinte, Victor Ribas demonstrou sintonia com as esquerdas do Arpex e também terminou em primeiro. O duelo de alto nível reuniu os havaianos Kaipo Jaquias (2º) e Derek Ho (4º), além do brasileiro Jojó de Olivença, terceiro colocado.

"Estava preocupado antes da bateria, porque tem pouca onda. A disputa ali fica muito acirrada, muita briga. Mas graças a Deus deu tudo certo. O Kaipo, Jojó e o Derek são surfistas experientes e sabem se posicionar bem no pico. Mas eu comecei bem a bateria, peguei bastante onda e consegui manter a vantagem até o final", diz Vitinho, que ainda espera melhorar o desempenho.

"Acho que minha performance pode melhorar sim. Tem que se posicionar certo para achar a onda, porque pequena ela fica mais difícil de fazer a leitura. Estou amarradão de participar, acho que é mais uma luz para gente mostrar o nosso surf. Ainda vou competir no profissional, mas esse é um encontro muito legal. São surfistas que a gente aprendeu a pegar onda olhando", comenta Victor.

Entre os estrangeiros, destaques para Mark Occhilupo, Shea Lopez e Nathan Webster, que avançaram em primeiro em suas respectivas baterias. Campeão mundial de 1999, o aussie Occy deixou os brasileiros Fábio Silva e Fábio Gouveia para trás na quinta bateria do dia. Já Shea Lopez não deu chances a Renan Rocha e Tom Curren na quarta disputa.

Já na última bateria do dia, os brasileiros Peterson Rosa e Ricardo Toledo não se deram muito bem e a disputa foi vencida pelo australiano Nathan Webster. Luke Egan, também aussie, terminou em segundo.

A categoria Grand Master ainda não entrou na água. O Brasil conta com três representantes na disputa: Daniel Friedman, Lula Menezes e Zé Alla.

A competição é transmitida ao vivo pelo site SuperSurf.

Confira mais fotos e notícias em nossas próximas atualizações.

Ranking da primeira fase da categoria Master depois de uma rodada (classificam-se os oito primeiros)

1 Teco Padaratz (Bra) - 10 pontos
1 Guilherme Herdy (Bra) - 10
1 Victor Ribas (Bra) - 10
1 Mark Occhilupo (Aus) - 10
1 Shea Lopez (EUA) - 10
1 Nathan Webster (Aus) - 10
7 Fábio Silva (Bra) - 7
7 Renan Rocha (Bra) - 7
7 Richard Lovett (Aus) - 7
7 Kaipo Jaquias (Haw) - 7
7 Richie Collins (EUA) - 7
7 Luke Egan (Aus) - 7
13 Jojó de Olivença (Bra) - 4
13 Fábio Gouveia (Bra) - 4
13 Rob Bain (Aus) - 4
13 Tom Curren (EUA) - 4
13 Brad Gerlach (EUA) - 4
13 Peterson Rosa (Bra) - 4
19 Barton Lynch (Aus) - 1
19 Gary Elkerton (Aus) -1
19 Derek Ho (Haw) - 1
19 Jake Paterson (Aus) - 1
19 Marty Thomas (EUA) - 1
19 Ricardo Toledo (Bra) - 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário