segunda-feira, 8 de março de 2010

Termina o Rip Curl Grom Search

Deivid Silva se dá bem no Rip Curl Grom Search e defende o Brasil na Austrália. Foto: Fernando Cassini.


Por Roberto Pieratoni

Os paulistas Deivid Silva e Vitória Pereira foram os grandes campeões do Rip Curl Grom Search 2010, que teve a segunda e decisiva etapa encerrada na tarde deste domingo, na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP).

Os dois conquistaram o título, respectivamente, das categorias Mirim e Feminina (ambas sub-16) e ganharam de prêmio uma viagem para a Austrália, com direito a bolsa para estudar inglês em uma das mais conceituadas escolas daquele país e para participar da final internacional do torneio, durante o Rip Curl Pro Bell’s Beach 2011, o mais tradicional campeonato do World Tour da Association of Surfing Professionals (ASP). Na Iniciantes (sub-14) e Grommets (sub-12), os também representantes de São Paulo Igor Morais e Vitor Mendes levantaram a taça.

Deivid Silva foi o nome do circuito, pois venceu as duas etapas, em Saquarema e agora em Ubatuba. O surfista do Guarujá ressaltou a importância de ter "carimbado o passaporte" para surfar nas ondas australianas.

"O meu surfe vai evoluir muito, já que lá tem ondas perfeitas, e ainda vou aprender inglês, importante para quem quer ser profissional", afirmou o campeão brasileiro Iniciante no ano passado.

A certeza do título só veio na bateria final, em que o "local" da Praia Branca travou e ganhou uma disputa equilibrada com os catarinenses Cainã Barletta e Matheus Navarro, este o único que poderia estragar a festa do paulista.

Vitória Pereira, que contou com a torcida da família e de amigos de Ubatuba, onde mora, também só garantiu a viagem para a Austrália na decisão. Ela teria que ficar à frente de Carol Fernandes, de Saquarema (RJ), e conseguiu da melhor maneira: vencendo a bateria final.

"Foi muito difícil, pois a correnteza estava forte e eu demorei muito para pegar uma onda boa. Mas deu tudo certo e eu quero muito aproveitar o prêmio e representar bem o Brasil na final mundial. Vai ser alucinante surfar em Bell´s Beach", disse.

Um dos destaques da etapa foi o garoto de Ubatuba Wesley Santos. Com apenas 11 anos, ele esteve presente nas finais das três categorias masculinas. Terminou em terceiro lugar na Grommets e na Iniciantes e em quarto na Mirim.

"Esse campeonato foi muito bom. Pena que deixei o título da Grommets escapar", declarou o irmão mais novo da atual campeã brasileira profissional, Suellen Naraísa, e também de Wigolly Dantas, um dos grandes nomes do surfe nacional.

O campeão sub-12 foi Vitor Mendes. "Estou feliz com esta vitória e em ter ficado em primeiro lugar no ranking", disse o atleta do Guarujá.

Igor Morais, da praia de Maresias, em São Sebastião (SP), fez um campeonato irrepreensível na categoria Iniciantes. Venceu a primeira etapa, em Saquarema, repetiu a dose nas ondas da praia de Itamambuca e levantou a taça de maneira invicta.

"É muito bom ser campeão. Melhor ainda ganhando tudo. Este título vai ser importante, pois me dará mais força para continuar me dedicando ao surfe e a buscar o sonho de me tornar profissional no futuro", ponderou o atleta treinado pelo técnico Carlos Bahia.

"É muito bom começar a temporada com um título", emendou. O carioca Matheus Faria foi o vencedor da "Overboard Expression Session", com um belo aéreo.

O Rip Curl Grom Search 2010 é uma realização da Rip Curl com o patrocínio das lojas Overboard e 900 Graus. Os apoiadores são Jandaia, Study Way, Grupo Skygraf do Brasil, Movie Action, Prefeitura Municipal do Guarujá, Prefeitura Municipal de Saquarema. A cobertura oficial é da revista Fluir e do site Waves. A supervisão é da Confederação Brasileira de Surf, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, Federação Paulista de Surf, com suporte da Associação de Surf de Saquarema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário